Reunir a sociedade para fortalecer o debate sobre gestão compartilhada da água é uma das principais ações do 8º Fórum Mundial da Água. Com objetivo de ampliar essa participação, a Comissão do Processo Fórum Cidadão, por meio da Rede Brasil de Organismos de Bacia (Rebob), vai realizar as oficinas “Gestão Participativa e Social da Água – A sociedade compartilhando tecnologias locais” nas cinco regiões brasileiras. As atividades têm início nesta segunda-feira (11), em Fortaleza (CE). As inscrições são gratuitas e estão abertas a todos os cidadãos.

Em Fortaleza (CE), a oficina acontece entre os dias 11 e 13 de setembro. Na sequência, Foz do Iguaçu (PR) receberá o evento, de 27 a 29 deste mês. Na cidade de São José do Rio Preto (SP), o encontro ocorrerá de 16 a18 de outubro. Também estão previstas oficinas em Cuiabá (MT) e em Palmas (TO), com datas e  inscrições a serem disponibilizadas em breve.  

Durante o encontro, serão debatidos aspectos relacionados à gestão integrada dos recursos hídricos, ao saneamento básico, à adaptação às mudanças climáticas e aos reflexos na gestão das águas. Também será posto em pauta o papel e a importância da educação ambiental nos processos de gestão participativa, o uso de tecnologias sociais e o engajamento da sociedade civil na promoção dos processos decisórios e de governança da água.

Os resultados dos encontros serão incluídos na programação do 8º Fórum Mundial da Água, dentro do Processo Fórum Cidadão, que tem como premissa elevar a consciência e a atenção pública para assuntos relacionados à água, além de apontar soluções para os problemas que os cidadãos enfrentam em suas localidades.

Para o coordenador da Comissão do Processo Fórum Cidadão, Lupércio Ziroldo, presidente da Rebob, a oficina será uma oportunidade para compartilhar boas práticas e iniciativas de diversos segmentos da sociedade, pensadas para garantir a sustentabilidade hídrica. Além de fortalecer a gestão participativa social, os debates pretendem garantir a gestão integrada e compartilhada dos recursos hídricos, deixando um legado do 8º Fórum Mundial da Água que poderá subsidiar políticas sociais de gestão das águas.

As oficinas regionais são promovidas pela Rebob, entidade parceira do 8º Fórum Mundial da Água, com apoio da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Além desses, estarão presentes representantes dos governos estaduais, dos comitês de bacias hidrográficas, da sociedade civil e da imprensa. Outras informações estão disponíveis em https://www.rebob.org.br/gpa2017

Locais, programações e inscrições
Fortaleza – CE (11 a 13 de setembro) – Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz.
Acesse aqui a programação.
Inscrições neste link.

Foz do Iguaçu – PR (27 a 29 de setembro) – Av. Tancredo Neves, 6731.
Acesse aqui a programação.
Inscrições neste link.

São José do Rio Preto – SP (16 a 18 de outubro) – Rodovia Washington Luís, Km 428.
Acesse aqui a programação.
Inscrições neste link.

Cuiabá – MT e Palmas – TO
Programação, locais e inscrições (em breve).

*Este conteúdo pode ser copiado, compartilhado, editado, adaptado e redistribuído em qualquer meio ou formato sem finalidade comercial, desde que citada a fonte: "Assessoria de comunicação do 8º Fórum Mundial da Água".

Realization and Support

SILVER SPONSORSHIP

ORGANIZATION

SUPPORT