O Comitê Organizador Internacional do 8º Fórum Mundial da Água (ISC, sigla em inglês) elogiou as ações apresentadas pelo Secretariado durante a sexta reunião do grupo, realizada no domingo (27), em Estocolmo, capital da Suécia. No encontro, os membros do ISC foram atualizados sobre os processos preparatórios e conheceram a proposta de agenda preliminar para as sessões e espaços do maior encontro sobre águas do planeta. Também houve relatos das atividades das comissões dos processos Temático, Regional, Político, Fórum Cidadão e Grupo Focal de Sustentabilidade.

Ricardo Andrade, diretor executivo do 8º Fórum, falou sobre as ações realizadas pelo Secretariado, tanto em estrutura quanto em logística, citando contratação de profissionais e ativação de canais de comunicação, entre outros. Ele também abordou os impactos das atividades preparatórias. Enfatizou a amplitude da plataforma “Sua Voz”, que teve a segunda etapa de sessões encerrada em 13 de agosto. Nas duas rodadas de discussões, a página teve mais de 32 mil visitas, de mais de 116 países.

Andrade também destacou a participação do secretariado no XVI Congresso Mundial da Água, realizado em junho, na cidade de Cancun, no México. O evento debateu melhorias na gestão da água. Também ressaltou o 2nd Stakeholder, ocorrido em abril deste ano, e o abordou o Kick-Off Meeting, promovido em junho de 2016. Juntos, os eventos reuniram cerca de 1,4 mil participantes de mais de 100 países.

Outros destaques da reunião, presidida Benedito Braga, presidente do ISC e do Conselho Mundial da Água (WWC, sigla em inglês), foram a contratação, em junho, de um “Professional Conference Organiser” (PCO), consórcio de empresas especializadas em grandes eventos (formado pela MCI-Brasil e pela Dream Factory) - que assumiu a parte operacional do Fórum, e o lançamento comercial do 8º Fórum, no dia 16 de agosto. 

Rodrigo Cordeiro, diretor de eventos da MCI-Brasil, apresentou o projeto de implementação do Fórum e o mapa de uso do Centro de Convenções Ulysses Guimarães e do estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha, onde serão instaladas a feira, o parque de exposições e a Vila Cidadã. Ele também mostrou aos membros do ISC os resultados do lançamento comercial do Fórum, ressaltando que comercialização de espaços foi acima da expectativa. Com apenas 45 dias de trabalho, foram reservados cerca de 40% dos espaços de exposição.

A reunião do ISC ocorreu durante a Semana Mundial da Água, que está sendo realizada de 27 de agosto a 1º de setembro, em Estocolmo, na Suécia. Durante o evento, o 8º Fórum participa de uma série de atividades. Nesta segunda (28) as comissões dos processos realizam reuniões. Na quarta-feira (30), haverá um showcase sobre o 8º Fórum e também encontros sobre o Processo Regional.

Além dos membros do ISC e do Secretariado do 8º Fórum, estiveram presentes representantes do Conselho Mundial da Água (WWC, sigla em inglês), da Presidência da República do Brasil, da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), da Agência Nacional de Águas (ANA), da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), do Banco Africano de Desenvolvimento (ADFB, sigla em inglês) e da Associação Nacional de Empresas de Água e Saneamento do México (Aneas).

Diplomacia
Nessa segunda-feira (28), o Secretariado apresentou o 8º Fórum Mundial da Água ao embaixador do Brasil na Suécia,Marcos Pinta Gama. Durante a reunião, Gama se comprometeu a divulgar o evento no país, e confirmou participação no showcase do 8º Fórum que será realizado na quarta-feira (30), na Semana Mundial da Água, em Estocolmo.

*Mais fotos da Semana Mundial da Água, em Estocolmo, estão disponíveis no nosso Flickr (www.flickr.com/photos/worldwaterforum8/). 

*Texto com algumas informações de Noeli Menezes, enviada especial da Adasa-DF a Estocolmo. 

*Este conteúdo pode ser copiado, compartilhado, editado, adaptado e redistribuído em qualquer meio ou formato sem finalidade comercial, desde que citada a fonte: "Assessoria de comunicação do 8º Fórum Mundial da Água".

Realization and Support

SILVER SPONSORSHIP

ORGANIZATION

SUPPORT