Recursos hídricos e inovações técnicas foi tema de uma mesa redonda durante a 74ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), realizada em 10 de agosto, em Belém (PA), pelo Sistema Confea/Crea e Mútua. No encontro, o chefe de gabinete da Agência Nacional de Águas (ANA), Horácio Figueiredo, detalhou o 8º Fórum Mundial da Água aos participantes, representando o secretariado. Cerca de 150 pessoas participaram do debate.

Figueiredo ressaltou a importância do engajamento do público presente no andamento das atividades do Fórum. “Engenheiros e agrônomos são umas das categorias técnicas que mais têm a ver com recursos hídricos. Mobilizar esse setor é estratégico para a realização do Fórum inclusive para criar novas tecnologias que melhorem a gestão da água”, diz.

A apresentação do Fórum durante o evento não foi uma novidade para a categoria, que vem realizando eventos preparatórios para o 8º Fórum em diversas regiões do Brasil desde o começo do ano. Eles também estão organizando um livro sobre o Fórum Mundial da Água, e sinalizaram a possibilidade de promover reuniões internacionais com outros conselhos profissionais. “A categoria está fazendo uma grande mobilização para participar ativamente da realização do Fórum”, elogia Figueiredo.

No dia 26 de julho, o Sistema Confea/Crea e Mútua esteve na sede da ANA, em Brasília, para conversar com o diretor executivo do Fórum, Ricardo Andrade. O objetivo foi avaliar formas de ampliar a participação da categoria no maior encontro de águas do planeta.

Sobre o evento
 A mesa de debates sobre recursos hídricos contou com mais dois palestrantes. Edson Matsura, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), abordou o tema “Recursos hídricos e inovações técnicas na produção de alimentos em uma agricultura sustentável”. Rui Machado, da Embrapa Pecuária Sudeste, falou sobre “Inovação, Segurança Alimentar e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável na Agricultura”.

“A responsabilidade da Engenharia e da Agronomia para o desenvolvimento do país” foi o tema central da 74ª Soea, considerada o maior evento da área tecnológica do país. O encontro ocorreu às margens da maior bacia hidrográfica do mundo, a Amazônica, entre 8 e 11 de agosto, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA).

Recursos hídricos, tecnologia, equidade de gênero e inserção internacional foram alguns dos temas debatidos pelos mais de 3,5 mil profissionais da área tecnológica presentes no encontro. Mais informações no site da Soea.

8º Fórum Mundial da Água
O 8º Fórum Mundial da Água é um espaço privilegiado para trocar experiências, analisar problemas e buscar soluções relacionadas ao uso consciente da água, em todo o planeta. O evento é um processo de três anos, em que mais de 40 mil pessoas (cidadãos comuns, especialistas, gestores públicos, legisladores e tomadores de decisões) participam de debates pela internet e de eventos preparatórios que ajudam a construir o evento. O 8º Fórum Mundial da Água será realizado entre os dias 18 e 23 de março de 2018, em Brasília.

O evento é organizado pelo Conselho Mundial da Água (WWC), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Agência Nacional das Águas (ANA) e Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa). A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é integrante do Comitê Organizador Nacional (CON). Saiba mais sobre o Fórum.